Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Programa DST/Aids atende 280 pessoas na Praça Ramez Tebet

Mobilização foi realizada pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no último domingo

-
-

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro,Três Lagoas realizou várias ações preventivas e educativasno último sábado, dia 30. Durante toda a manhã, os profissionais da saúde vinculados ao programa atenderam na praça Senador Ramez Tebet, aproximadamente 280 pessoas realizando testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, cujos resultados foram disponibilizados em 30 minutos. Na ocasião, foram detectados dois novos casos de hepatites B e dois casos de sífilis. “A mobilização das equipes de saúde encerrou o ciclo da campanha de prevenção e conscientização contra essas doenças, que aconteceu durante todo o mês de novembro. Nessa etapa também foram detectados dois novos portadores do vírus HIV. Hoje o programa atende 403 pacientes, que convivem com a doençaem Três Lagoas e nos municípios de Brasilândia, Bataguassu, Selvíria e Santa Rita do Pardo”, apontaSusie Donero,coordenadora do Programa DTS-Aids, em entrevista concedida à equipe de reportagem da TV Concórdia.

Na praça foram distribuídos preservativos masculinos e femininos,conforme orientação da Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS). Como a campanha aconteceu na manhã de sábado, dia derealização da Feira Livre de Três Lagoas, os feirantes deram apoio à ação usando camisetas oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde com a seguinte frase: “Você existe,aAids também. Previna-se”! Sulamita Delamare, uma das pessoas atendidas pelas equipes de saúde, disse:“eu estava passando aqui pela praça e achei interessante fazer esses exames, porque durante o dia a dia não tenho tempo de procurar onde são oferecidos esses atendimentos, por conta da correria do trabalho. Nunca tinha feito esses exames e foi muito importante para mim”, contou a atendente, que comemorou os resultados negativos. 
 
Já o supervisor de obras, Antônio Bento contou que nunca tinha feito exame de HIV. “Estão todos de parabéns por essa iniciativa e posso dizer que também estou de parabéns.Não tenho nenhum indício de suspeita da contaminação do vírus HIV.” 
 
Rosilaine Ferreira,afirma já ter feito uma vez o teste de HIV,  que deu negativo, reafirmando o resultado anterior. “O teste da Aids eu já tinha feito uma vez há algum tempo, porém os exames de hepatite nunca tinha feito. É muito interessante ter o diagnóstico em 30 minutos, um alívio saber que a saúde está em dia”, celebrou a dona de casa. 
 
 As pessoas que tiveram o diagnóstico positivo dos exames realizados, nesta semana serão encaminhadas para o tratamento com médicos infectologistas. A ação foi realizada na praça, mas tem pronto atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, no Departamento Municipal DST/Aids/HIV (Rua Darcy Pio, 599 – telefone 3929-9893).
 
O atendimento é gratuito e basta levar um documento com foto, cartão do SUS. Não há necessidade de estar em jejum.
 
Sífilis
Além da Aids, uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais tem preocupado o programa é a sífilis. Apenas no primeiro semestre, 76 novos casos da doença foram diagnosticados no município. O número já superava, em julho, o total de casos registrados no ano passado inteiro, 60.