O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas já recebeu 47 animais domésticos no programa de castração gratuita de cães e gatos, que começou a funcionar no mês de abril. Outros dez animais já estão cadastrados e devem ser castrados ainda neste mês, segundo o coordenador do setor, Cristovam Tabox Bazan.
O projeto busca o controle reprodutivo de cães e gatos e é voltado para moradores de baixa renda. Em entrevista ao programa Bom Dia Três Lagoas, da TVC-Canal 13, nesta terça-feira (12), Bazan explicou que o projeto é voltado para a conscientização dos moradores sobre o cuidado que se deve ter com o animal, principalmente em relação às doenças, como a leishmaniose.
“A gente percebe que as pessoas não têm interesse em cuidar, tratar dos animais. Abandonam nas ruas e também não querem castrar evitando diversas doenças”, pontuou o coordenador do CCZ. Para participar do programa é fácil. As pessoas interessadas em fazer a inscrição devem ir até o Centro de Controle de Zoonoses, com documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço e do Bolsa Família. Ele ressalta que não é necessário levar o animal até a instituição. “Basta entrar em contato com o CCZ e uma equipe vai até a residência”. Após o cadastro é realizado o agendamento da cirurgia.
A implantação do programa de castração gratuita de animais domésticos atende a uma determinação da Justiça. No ano passado, a Justiça condenou o município a criar o programa, em decisão favorável a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.