A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, em parceria com a prefeitura municipal de Três Lagoas oferecerá 300 vagas para o programa ProjovemUrbano.
A expectativa do município é matricular no mínimo 100 alunos por turma. O período de duração do programa será de 18 meses, com início das aulas previsto para 23 de fevereiro do próximo ano. As aulas serão ministradas no período noturno nas escolas estaduais: João Dantas Filgueiras e Prof. Luiz Lopes de Carvalho.
O aluno será qualificado para atuar dentro de quatro ocupações diferenciadas, porém dentro da área de telemática, como Operador de Microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (vendas), Assistente de Vendas (Informática e Celulares).
O programa é destinado aos jovens de 18 a 29 anos de idade, que saibam ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental. E tem como objetivo reinseri-losna escola, no mercado de trabalho e na vida social de sua comunidade, por meio do desenvolvimento integral, elevando a escolaridade e qualificando profissionalmente.
O aluno participante terá direito a um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 mensais, que estará sempre condicionado a 75% de sua frequência em sala de aula e ao cumprimento de no mínimo 75% dos trabalhos realizados na escola durante o programa, por meio de cartão bancário.
O Projovem é uma das modalidades do ProJovem Integrado, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, composto pelos programas ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador.
Oitenta alunos formaram-se na última turma, em 2013. Não é permitido o acúmulo de benefícios de diferentes modalidades do ProJovem.
As matriculas já estão abertas, e poderão ser realizadas nas escolas participantes das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para efetuar o cadastro é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar ou teste de leitura e escrita na escola.