Paranaíba sediará o Projeto “Educação Continuada Itinerante” com capacitação de profissionais da microrregião de Paranaíba, que conta com Aparecida de Taboado, Cassilândia e Inocência. O objetivo é capacitar grupo formado por profissionais (médicos e enfermeiros) que atuam na área de planejamento familiar.
O projeto também terá como foco a implementação do Protocolo Estadual de Saúde Reprodutiva de Contracepção Reversível de Longa Duração (LARC’s), aprovado pela SES/MS, com a capacitação teórico-prática na oficina, e prática real em pacientes.
Com a aprovação do LARC’s, faz-se necessária a capacitação dos profissionais médicos para inserção dos métodos, entendendo as principais indicações e contraindicações.
Segundo a enfermeira Daiane Agi, haverá inserção dos métodos em voluntárias. “Teremos inserção de DIU e divulgaremos para as pacientes que tem interesse em participar. Serão realizadas uma aula teórica e uma aula prática. A aula teórica será realizada no campus da UEMS e a aula prática, será realizada na Clínica da Mulher”, disse.
Entre as áreas que serão trabalhadas estão: contracepção, pré-natal, parto, hemorragias pós-parto, hipertensão gestacional, gestantes com Covid, tendo em vista que, segundo a enfermeira, a maioria das mortes maternas são evitáveis, pois, as soluções de cuidados de saúde para prevenir ou administrar complicações são bem conhecidas.