Não é difícil chegar à terceira idade com corpo e mentes saudáveis. Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de vida, evitando inclusive problemas de saúde comuns nessa fase. E é para impedir esses problemas de saúde que o Projeto Conviver "Melhor Idade" existe em Bataguassu e completa este mês 12 anos. O projeto é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, tem cerca de 130 membros, incluindo a Nova Porto XV e Reta 1, voltaram as atividades nesta terça-feira, dia 10.
O grupo se reúne de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde. Com professores contratados pela prefeitura os ‘"adolescentes" participam de várias atividades: dama, dança de salão, dominó, coral, truco, bordado e pintura. Estas últimas atividades são vendidas e o dinheiro revertido para eventos, entre eles passeios. "Final do ano o grupo foi Cabo Frio, Búzios e outro para a cidade do Rio de Janeiro", citou Antonia Oliveira, uma das coordenadoras.
Antonia falou ainda dos bailes promovidos, aos sábados, pela Associação Centro Cultural da "Melhor Idade". "Toda verba é revertida em benfeitorias. Hoje estreamos um som potente. Já temos um televisor de 29 polegadas, um micro computador e ainda planejamos outras aquisições".
ATIVIDADES FÍSICAS
"Os exercícios mais indicados para a terceira idade são a caminhada e a natação. Entretanto, o mais importante é escolher alguma atividade com a qual você se identifique", falou a professora Laura Maria Franqueiro Oliveira. "Assim fica mais fácil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifício. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição", justificou.
Para participar é preciso comparecer ao salão da melhor idade, no Jardim Santa Luzia, às terças-feiras e fazer a inscrição. Só serão aceitas pessoas com mais de 50 anos.