Veículos de Comunicação

Ufms

Projeto da Universidade Federal cria grupo de apoio às mulheres em situação de violência

Alunos ajudam mulheres vítimas de violência - Divulgação
Alunos ajudam mulheres vítimas de violência - Divulgação

"Um dia resolvi mudar: grupo de apoio às mulheres em situação de violência”, tem orientado vítimas, desde o mês de agosto, sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e, reforçando sobre a violência psicológica que, a partir da Lei nº 14.188, de 29 de julho de 2021, incluiu no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher.

A partir de frases que circulam no senso comum depreciativas à condição das mulheres, panfleto que esclarece sobre os tipos de violência, um grupo de alunas se aproxima dos cidadãos para entregar os folhetos e explicar sobre os Tipos de Violência Contra a Mulher. Foram realizados desde então em torno de 30 contatos entre homens e mulheres. 

Na conversa com a população, as acadêmicas puderam realizar a escuta a partir do depoimento de mulheres e orientaram sobre o funcionamento da Delegacia de Atendimento às Mulheres (DAM). E, caso precisem de atendimento psicológico, foi divulgado o Serviço-Escola da UFMS, coordenado pela professora Ana Cláudia dos Santos, com o objetivo foi apresentar e discutir com o público em geral, sobre a violência psicológica, mas como ainda não havia sido detalhadamente tipificada e, por conta disto, muitas mulheres não a conheciam ou não identificavam agressões pela falta de uma descrição detalhada até a edição da lei que protege a mulher.

O resultado, conforme a professora, foi a identificação de várias circustâncias as quais, apesar da existência da Lei Maria da Penha, e do atendimento à comunidade nos serviços municipais e a DAM, além das universidades, muitas mulheres vivem ainda em situações de violência ficavam caladas. “Por isso a necessidade da constância em se informar, discutir e refletir sobre a violência contra a mulheres”, destaca.