Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto de calçadão é ressuscitado

Implantação de calçadão na área central de Três Lagoas será cobrado pela nova diretoria da Associação Comercial e Industrial

https://youtube.com/watch?v=KuTSPGTELw4
Calçadão seria implantado na rua Paranaíba, principal via de comércio da área central de Três Lagoas - Danielle Leduc/JPNews
Calçadão seria implantado na rua Paranaíba, principal via de comércio da área central de Três Lagoas - Danielle Leduc/JPNews

A implantação de um calçadão na área central de Três Lagoas será uma das reivindicações da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial (Acitl), que tem como presidente o empresário Fernando Jurado, eleito na semana passado para exercer o cargo nos próximos três anos.

Na opinião do empresário, Três Lagoas comporta um calçadão “para fortalecer os estabelecimentos comerciais do centro” e lojistas que não pretendem se transferir para um shopping atualmente em construção. A discussão  sobre  um calçadão ou um “shopping a céu aberto” na área central, principalmente na rua Paranaíba, não é de hoje. Desde 2010 se discute a ideia.

Um projeto elaborado há nove anos previa que as fachadas e calçadas das lojas deveriam ser padronizadas. As calçadas seriam decoradas, com sinalização e iluminação adequadas, proporcionando a sensação de estar em um shopping. A primeira fase do projeto arquitetônico foi orçada, na época, em cerca de R$ 500 mil. A elaboração do projeto, pelo arquiteto Davi Wenzel, contratado em 2011 pela prefeitura, custou R$ 30 mil. Passados nove anos, o investimento para a implantação, certamente teria custos mais elevados, atualmente.

PROJETO
A primeira fase do projeto, seria implantado na rua Paranaíba entre as ruas Oscar Guimarães e Elmano Soares. O projeto foi encabeçado pelo Sebrae, Associação Comercial, prefeitura e sindicatos dos empregados e do comércio varejista. Na época, a proposta encontrou resistência de parte dos comerciantes, porque teriam que investir na melhoria das lojas, principalmente fachadas e calçadas.

Outro problema encontrado na ocasião foi de que a maioria dos prédios era alugada. Na gestão passada, foi prevista que as obras seriam lançadas após revitalização da avenida Antônio Trajano, em 2010, o que não aconteceu.

SHOPPING 
Se o calçadão não saiu do papel, as obras do primeiro shopping center de Três Lagoas estão caminhando. Depois de anos do anúncio, agora o empreendimento parte para tornar realidade, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano, segundo investidores.

Na opinião de Fernando Jurado, Três Lagoas também comporta esse empreendimento. “Toda e qualquer iniciativa que traga desenvolvimento é bem vinda. O shopping vai criar outra dinâmica, não só comercial, mas de entretenimento e lazer”, destacou.

Veja a reportagem: