O Sindicato Rural de Aparecida do Taboado sedia nesta quinta-feira, a partir das 19h (horário de Brasília), reunião técnica para apresentação dos estudos de viabilidade técnica e econômica e projetos básicos de melhoria da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná. O Projeto Hidroviário Paraná-Tietê, que faz parte do Plano Nacional de Viação, foi apresentado no dia 9 de março em Três Lagoas.
Três Lagoas
Projeto Hidroviário Paraná-Tietê é mostrado em Aparecida
Programa de melhoria da navegação foi apresentado no início de março em Três Lagoas
A apresentação dos projetos de viabilidade e os básicos será feita pelo Consórcio Ebei-Dzeta-Hidrotopo e a Administração da Hidrovia do Paraná (AHRANA). Para o prefeito de Aparecida do Taboado, Robinho Samara Almeida (PR), o projeto reforça a posição do município como entreposto multimodal.
O projeto faz o detalhamento das vias navegáveis no Paraná e Tietê e de todos os seus afluentes, abrangendo uma área de influência que inclui Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Os estudos abrangem 3.290 km de rios passíveis de serem navegados e a viabilidade técnica e econômica de interligação desses rios a redes ferroviárias e estradas para permitir escoar a produção agrícola até os portos marítimos.
Será estudada também a possibilidade de construir novas eclusas em barragens hidrelétricas existentes e assim permitir estender a navegação o mais próximo possível aos grandes centros de consumo nacional.
“É uma satisfação receber toda a equipe de consultores e técnicos tanto das empresas do consórcio quanto da administração da hidrovia, visto que Aparecida do Taboado possui um grande potencial navegável. Hoje, o transporte hidroviário é o sistema mais barato de movimentação de cargas, agregado ao desenvolvimento sustentável”, diz o prefeito de Aparecida do Taboado, Robinho Samara Almeida (PR).
O plano abrange além do Paraná e Tietê, os rios Paranaíba, Grande, Paranapanema e Piracicaba. A ideia é apresentar o projeto em detalhes e coletar opiniões da comunidade.