Três Lagoas está no aguardo da aprovação de um projeto para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no Hospital Auxiliadora. O projeto que prevê a instalação desse serviço no município foi encaminhado ao Ministério da Saúde pelo hospital e pela Prefeitura há cerca de seis meses, segundo informou a diretora do Departamento de Alta e Médica Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Tais Emíliana Sales.
Três Lagoas
Projeto UTI Neonatal está há seis meses no Ministério
Pacientes que necessitam desse atendimento são precisam ser transferidos para Campo Grande
Enquanto Três Lagoas não contacom uma UTI Neonatal, os bebês que precisam de uma internação especializada são encaminhados para Campo Grande, a aproximadamente 330 quilômetros do município, centro de referência para atendimento a esse tipo de urgência. De acordo com o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Antônio, o hospital e a Prefeitura estão buscando junto aos órgãos governamentais a inserção da UTI Neonatal dentro do Auxiliadora. “A implantação depende do Ministério da Saúde. Hoje, os bebês que necessitam desse tipo de internação são transferidos para Campo Grande”, comentou.
A implantação da UTI Neonatal faz parte do projeto Rede Cegonha, pela Portaria 650, de 5 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde, e que vem sendo implantado gradativamente em Três Lagoas, desde 2012. A portaria que estabelece a implantação do projeto prevê outros benefícios, como melhorias no ambiente hospitalar, dez leitos de UTI Neonatal, dez leitos de Unidade Intermediária; cinco leitos especiais para Mãe Cangurú (mães de crianças prematuras), e ainda uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), apropriadamente equipada para a remoção de crianças recém-nascidas.
RECURSO
No ano passado, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) apresentou uma indicação ao senador Waldemir Moka (PMDB) solicitando a destinação de emenda orçamentária no valor de R$1.637.500,00 para a implantação de uma UTI Neonatal no Hospital Auxiliadora em Três Lagoas. Além dele, a prefeita Márcia Moura e a vice-governadora Simone Tebet também veem buscando esforços na tentativa de que o Ministério da Saúde aprove esse projeto para o município.
O Hospital Auxiliadora é referência no Estado para outros dez municípios, totalizando uma população de 252.573 habitantes na macrorregião de Três Lagoas. Apesar de aquantidade de pessoas que são atendidas no município e da necessidade de uma UTI Neonatal, até hoje o município não dispõe desse serviço ficando a mercê de transferência e vagas em Campo Grande, que atende a boa parte dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.