Diante do alto risco de transmissão da Covid-19 em Três Lagoas, o Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, emitiram uma carta de alerta à população.
Os promotores chamam atenção para os 16 mil casos confirmados de Covid registrados do início da pandemia até agora, e para as 399 mortes em decorrência da doença.
Na carta, os promotores alertam para os números de casos positivos registrados diariamente e para a taxa de ocupação dos leitos de UTI que atingiu 100% neste domingo. Além disso, 7 pessoas aguardam em leitos na UPA.
“Se não houver esforço de toda comunidade de imediato para reduzir a transmissão do vírus, pessoas poderão morrer na fila à espera de um leito hospitalar”, ressaltam os promotores, alertando, inclusive, para prejuízos econômicos, caso o município tenha regressão para a bandeira cinza na classificação do Prosseguir- Programa de Saúde e Segurança na Economia, que avalia o alto grau de contaminação nos municípios.
A chegada de mais um feriado, 3 de junho, gera ainda mais preocupação. Os promotores ressaltam que se as pessoas continuarem se aglomerando, saindo sem necessidade, a tendência é agravar a situação da pandemia.
Por fim, o alerta é para que as pessoas continuem usando máscaras, evitem aglomerações, festas que seguem proibidas, e cumpram o isolamento domiciliar, em caso de testagem positiva para a Covid-19.