Hoje, dia 15, é lembrado o Dia do Professor em todo o País. O profissional, que segundo a secretária municipal de Educação de Três Lagoas, Jussara Fernandes, é eternizado na memória de qualquer pessoa pela contribuição na formação do homem. Em entrevista ao programa RCN Notícias, da rádio Cultura 106,5 FM, Fernandes destaca que a data não deve ser lembrada somente pela categoria, mas também por toda a equipe escolar.
Em Três Lagoas, são mais de 800 professores na rede Municipal, que atendem mais de 15 mil alunos. Em Mato Grosso do Sul, 14.798 professores atuam na rede Estadual de Ensino nas mais diversas áreas. Eles dão aulas para 255 mil alunos divididos em 365 escolas da rede nos 79 municípios do Estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação (SED).
É considerando toda esta demanda que Jussara avalia a falta de valorização do professor como o maior desafio da categoria a ser vencida. “A escola não é um centro assistencialista. Criança não tem que ser educada na escola. O professor tem o papel na formação do aluno. É preciso ainda romper com o estigma de que escola ‘cuida’ dos filhos”.
Apesar de muitas dificuldades que a educação no Brasil passa ainda hoje, para a secretária municipal, os professores três-lagoenses têm sim motivo para celebrar a data. “O professor da rede municipal de ensino em Três Lagoas valoriza a categoria com o plano de cargo e de carreira que é ofertado. E o aluno também tem o que comemorar, porque tem hoje o material apostilado, considerado um dos melhores a nível nacional”.