O conceito de Internet das Coisas, em que diversos aparelhos se comunicam entre si, trocam dados e processam uma série de informações, já é uma realidade. Em um cenário típico em que essa tecnologia está bem aplicada, aparelhos tradicionalmente conhecidos por sua conectividade, como smartphones e computadores, conectam-se a geladeiras, aparelhos de som e outros eletrônicos por meio da internet.
Pensando nisso, será que sua conexão está preparada para suportar uma grande quantidade de dispositivos ligados ao roteador? Quando o gargalo é a internet, o caminho mais certeiro é contatar o provedor para resolver o problema, mas e se a questão envolver o equipamento de conexão com a rede?
É por isso que existem roteadores preparados para funcionar sob grande carga de trabalho. Esse é o caso do Huawei WiFi AX3, um dos novos equipamentos de rede da marca e que tem chamado atenção da indústria por conta de suas especificações técnicas avançadas, seu visual elegante e suas tecnologias embarcadas.
Em roteadores domésticos e convencionais, o máximo não chega a 15 conexões simultâneas. No geral, essa informação não é disponibilizada no manual de boa parte dos equipamentos; porém, é razoável pensar que existe um limite prático para a quantidade de aparelhos que se conectam à internet por meio da rede sem fio.
É provável que você já tenha tentado se conectar a uma rede pública (em hotel, escola ou aeroporto, por exemplo) e tenha enfrentado dificuldades. Ou a velocidade de transferência de dados é muito baixa ou a conexão com o roteador nem é estabelecida e o aparelho fica tentando se conectar diversas vezes (até cair novamente).
Mas o que fazer se for preciso conectar uma grande quantidade de dispositivos à internet? Com a popularidade crescente dos dispositivos móveis e pensando em um cenário em que a Internet das Coisas já é uma realidade, 15 aparelhos são uma quantidade baixa a ser suportada por um roteador.
Taxa de Transmissão
Por mais que o roteador consiga suportar múltiplas conexões simultaneamente, isso não significa que a qualidade do sinal vai ser boa para todos os dispositivos. O exemplo da rede pública ainda é válido aqui: por mais que se esteja conectado, não quer dizer que a velocidade da internet será boa.
Isso acontece porque a taxa de transmissão pode estar sendo dividida entre todos os aparelhos conectados ao roteador. Equipamentos convencionais geralmente têm velocidade de 300 Mbps, o que é suficiente para poucos aparelhos conectados. Porém, se você já utiliza muitos dispositivos em casa, precisa de um modelo como o Huawei WiFi AX3, com taxa de transmissão que pode chegar a impressionantes 3.000 Mbps. (Com informações Tec Mundo)