O Sebrae e a prefeitura de Três Lagoas realizam nesta quarta-feira, 24 de novembro, na cidade de Três Lagoas a Rodada de Negócios com a participação de 96 empresas de diversos segmentos ligados direta ou indiretamente ao setor da construção civil. As negociações acontecem das 8h às 19h.
“Preparamos um catálogo com os perfis das empresas para que cada participante possa identificar e selecionar quem lhe interessa negociar”, relata a gerente do Sebrae Regional Bolsão, Márcia Rocha. Cada empresa pode escolher até cinco outras com quem deseja conversar, com base em seu interesse de compra ou venda. Cada rodada tem a duração de 25 minutos.
A ideia é que grandes e pequenos empreendimentos possam dialogar. Márcia afirma que se surpreendeu com inscrições de empresas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para participar das negociações. “As próprias empresas que possuem filiais na cidade divulgaram o evento entre seus clientes e fornecedores”. Para a Rodada, são 60 empresas localizadas em Três Lagoas dispostas a negociar.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marco Garcia de Souza, destaca: “É importante que as indústrias instaladas no município busquem aqui seus fornecedores. Isso agrega desenvolvimento à cidade, dando oportunidade para grandes e pequenas empresas”.
Entre os participantes a Fibria, a Mabel, a Petrobrás Fertilizantes e a Termoelétrica Luiz Carlos Prestes, localizadas em Três Lagoas e que pretendem expandir sua infra-estrutura. “A cidade está em pleno desenvolvimento e tem muito espaço para ações na construção civil, tanto na expansão de empresas quanto em moradia e habitação”, avalia Márcia.
Segundo ela, também participam da rodada de negócios engenheiros, arquitetos, areeiros, vidraçarias, serralherias, empreiteiras, empresas de recrutamento de pessoal, da área de segurança e de jardinagem. Também foram convidados o Banco do Brasil e a Caixa Econômica para tratar de fundos de financiamento.
A necessidade de uma rodada específica para o setor da construção civil surgiu com a 2ª Rodada de Negócios Multissetorial, que aconteceu em junho de 2010 em Três Lagoas e movimentou aproximadamente R$ 40 milhões em negócios até o próximo ano. “Nós identificamos que boa parte desse valor era referente à construção civil”, conta Márcia. “Então, para essa nova rodada, esperamos que o volume de negócios seja ainda maior”, finaliza.