Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Quase 40% das crianças são imunizadas no Dia D da campanha contra poliomielite

Em Três Lagoas, profissionais da saúde vacinaram 39,06% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, no último sábado, no Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite, segundo balanço divulgado pela coordenadora substituta de Imunização, enfermeira Elenilsa Rodrigues de Paula. Os dados apontam que 2.857 crianças foram imunizadas. A meta é vacinar 7.314 três-lagoenses. Desse total, o Ministério da Saúde recomenda que, no mínimo, 95% das crianças tomem a dose da vacina.

Para atingir a meta, a campanha segue até o dia 21 deste mês. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Conforme Elenilsa, é importante os pais levarem seus filhos para tomar a gotinha, mesmo que no Brasil a doença já foi erradicada é necessário continuar vacinando as crianças, pois ainda há países onde o vírus circula. “A partir do próximo fim de semana, o Brasil será palco da Copa das Confederações e receberá muitos visitantes. Esse é mais um motivo para as crianças estarem com a vacina em dia”, explicou.
 
Segundo a coordenadora substituta de Imunização, em 2012 a cidade vacinou 7.700 crianças e alcançou 100% do público-alvo. “Esse dado reforça a expectativa de que a campanha, que se encerra no próximo dia 21, vai conseguir atingir a meta”, falou Elenilsa.


DOENÇA
A doença também é conhecida como paralisia infantil e pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.


De acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento para a poliomielite, somente a prevenção por meio da imunização. A vacina protege contra três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A vacina é extremamente segura e não há contraindicações. São raras as reações associadas à administração da dose.