Quatro chapas vão disputa a direção do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Três Lagoas, em eleição direta prevista para 10 de novembro. Três chapas têm candidatos a presidente. Concorrem ao cargo, o fisioterapeuta, Antônio Carlos Modesto, Jordane Menezes Neves, funcionário da Justiça Estadual, lotado no Fórum de Três Lagoas, e Cristiane Lopes, diretora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do município.
A chapa liderada pelo atual presidente do partido, Nivaldo dos Reis, não tem candidato a presidente e preferiu apoiar a candidatura de Antônio Carlos Modesto, que lidera uma das tendências do partido denominada de Articulação de Esquerda. Nivaldo lidera a corrente Construindo um Novo Brasil. As chapas encabeçadas por Jordane e Cristiane são ligadas ao Movimento PT.
Para o atual presidente do PT, Nivaldo dos Reis, essa disputa já era esperada em consequência do processo eleitoral do ano passado, quando o partido rachou em dois, com um grupo apoiando o candidato a prefeito do PDT, Ângelo Guerreiro, e outro a reeleição da prefeita Márcia Moura (PMDB).
Unir o partido será uma das missões do novo diretório municipal do PT de Três Lagoas. “Qualquer grupo que vencer vai ser difícil contornar o que aconteceu no ano passado, ficou um clima muito ruim, que não irá se apagar da noite para o dia.
Já está claro que existem dois grupos dentro do PT, um que defende a aliança com o PMDB e outro que defende as bandeiras históricas e os movimentos sociais do Partido dos Trabalhadores”, frisou Nivaldo.
O processo de eleições diretas do PT será realizado no dia 10 de novembro, em nível municipal, estadual e nacional. O sistema eleitoral do partido prevê voto direto para as chapas e para candidatos a presidente. O presidente escolhido é aquele que obtiver maioria simples. Os demais cargos de direção serão definidos depois de composto o diretório municipal, que será formado proporcionalmente entre as chapas que participaram da disputa na razão do número de votos alcançados por cada uma. Em Três Lagoas, o diretório municipal é composto por 28 membros. O PT de Três Lagoas tem 780 filiados com direito a voto na eleição direta.