Quem anda pelas ruas e avenidas de Três Lagoas pode perceber um colorido especial neste mês de junho. É que começou o período de floração do Ipê Lilás, também chamado por alguns de roxo ou rosa.
De acordo com a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, a bióloga Ana Paula Mendes Lima, quatro espécies de Ipês são produzidas no viveiro: Lilás, branco, amarelo e o roxo. “Agora começa o período de floração do Ipê lilás, que dependendo da região, as pessoas chamam de roxo, mas na verdade todos são tabebuia. E, no nosso município, têm duas espécies principais ”, explicou a bióloga. As pessoas interessadas em conseguir mudas, podem comparecer à Secretaria do Meio Ambiente para pegar o requerimento e buscar a muda no viveiro.
Segundo a diretora, existem 14 espécies de Ipê, mas nem todas são comuns na nossa região. As mais comuns são o Lilás, branco, amarelo, roxo e verde. Esse último, no entanto, é mais comum na zona rural. “Têm ipê, que possui mais de uma espécie, por exemplo, o amarelo, tem quatro. E algumas não são características da nossa região”, acrescentou.
Ana Paula disse que a secretaria plantou muitas mudas de ipês nos canteiros centrais e também na calçada no entorno do quartel do Exército. A diretora diz que não dá para precisar a quantidade de ipês plantados na cidade, mas garante que existem muitos. “Precisa ser feito o Plano Diretor de Arborização da cidade para sabermos quantos têm plantado. Nas avenidas que são amplas, como a Rosário Congro, Eloy Chaves e Antônio Trajano. Plantamos bastante mudas”, destacou.
A bióloga orienta que o Ipê não é apropriado para ser plantado em qualquer local, como nas calçadas em frente às residências, por exemplo. “É uma árvore que ‘caduca’, e acaba não dando sombra. É uma árvore muito bonita, floresce, mas tem uma época do ano que deixa de dar sombra”, esclareceu.