O último levantando do Fórum Trabalhista Stenio Congro, em Três Lagoas, aponta que o número de ações trabalhistas na cidade reduziu 27,3% entre 2018 e 2017. O Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento Municipal revelou que a atividade de soldagem é uma das principais causas acidente de trabalho na cidade. Ao menos 179 pessoas foram vítimas de queimaduras oculares nos últimos dois anos no momento em que trabalhava.
Do total, 120 ocorrências foram por causa de radiação de soldagem e 50 dos casos foram por queimaduras oculares térmicas com corpo estranho no olho. A idade média desses profissionais é de 33 anos, 99% são homens e 1% são mulheres.
Entre as ocupações relacionadas, 48% dos acidentados são soldadores e serralheiros; 18% são de profissionais da construção civil, como pedreiros, pintores e eletricistas; auxiliares de serviços gerais representam 14% do total de acidentados; e 9% dizem respeito a mecânicos.
Ao menos 74% dos acidentados trabalham de maneira informal, são autônomos, trabalham sem carteira assinada, estão desempregados, fazem “bicos”.