A Receita Federal emitiu alerta sobre falsos leilões que vêm sendo realizados em nome da instituição através de sites que usam, inclusive, sua logomarca.
Em comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (14), a Receita Federal pede atenção das pessoas para que não caiam nesse golpe e ressalta que os leilões de mercadorias apreendidas não são realizados em sites privados.
O único canal disponível para os leilões é o Sistema de Leilão Eletrônico que você acessa através do site oficial da Receita Federal. O site oficial é o www.gov.br/receitafederal.
O sistema está disponível no centro virtual de atendimento ao contribuinte (e-cac) para realização de propostas e lances. Para participar de leilões eletrônicos da Receita Federal é necessário possuir certificado digital.
A instituição destaca, ainda, que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.