O número de reclamações contra os bancos, registradas pelo Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do Banco Central, chegou a 99,8 mil, no ano passado.
Comparando com o ano de 2007, quando foram registradas 52,8 mil reclamações, em apenas três anos, houve um aumento 89% de queixas e denúncias contra os bancos. Em 2008, o número de reclamações chegou a 86,8 mil.
A cada ano, o aumento reflete maior consciência do cidadão a respeito dos seus direitos, conforme avalia o diretor do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros do Banco Central, Ricardo Liáo. Esse aumento também tem sido notado porque “há uma ampliação das informações sobre esse tipo de atendimento que o Banco Central presta, como se fosse a última instância” de reclamações, observou Ricardo Liáo.
Ele explicou que determinadas queixas e reclamações que chegam ao conhecimento desse Departamento, dizem respeito tão somente ao Código de Defesa do Consumidor e não às definidas regras do Conselho Monetário Nacional e às normas do Banco Central.
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