Arede pública de saúde de Três Lagoas oferece, gratuitamente, o serviço de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) às mulheres. O serviço é ofertado há pelo menos cinco anos. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, entre 2021 e abril deste ano, 381 procedimentos do tipo foram feitos.
Para ter acesso ao método contraceptivo, a mulher precisa passar por uma consulta na unidade de saúde do bairro em que reside e manifestar o interesse ao médico. Em seguida, será definido qual o melhor tipo de DIU para a paciente e agendada a instalação. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o DIU de dois tipos às moradoras: o de mirena e o de cobre.
De acordo com o ginecologista, Rafael Cassemiro, o DIU pode ser usado por praticamente toda mulher. “Inclusive, logo após uma gravidez ou aborto. O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa e não possui grandes efeitos colaterais”, enfatizou.
O município oferta o procedimento através da Clínica da Mulher e também nas Unidade de Saúde da Família (USFs) do Vila Alegre, Paranapungá, Novo Oeste, Santa Luzia e São Carlos.
O DIU não causa infertilidade ou aborto. “A mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo”, explica a ginecologista Paula Zucca.