Se você está pensando em transformar o visual dos ambientes, agora pode ser um bom momento para ficar ligado nas tendências de 2013. Que tal reformar aquele velho sofá que está encostado no fundo de casa? Apostar em formas geométricas e orgânicas é uma proposta apontada por especialistas da área. Os tecidos clássicos como o Suede e Veludo continuam em alta, mas com as experimentações da indústria, surgiram novidades para os mais variados gostos; desde o rústico até o mais exótico.
Eliseu Júnior é empresário e herdou da mãe, Helena Pazoto da Silva, uma tapeçaria que foi fundada em Três Lagoas em 1992. Com mais de cinco mil clientes fidedignos, a empresa atende desde pequenos clientes até empresas de aviação. “Já reformamos revestimentos de avião e suas poltronas, fazemos também coberturas para toldos, reformas de sofás em geral”, conta o empresário.
Ainda segundo Eliseu, a busca pela reforma é válida pelo valor. No dia desta reportagem, havia um sofá que estava sendo reformado. O preço dele novo em uma loja custaria cerca de R$ 6.800,00. Com a reforma, o dono pagou R$ 3.000,00. “O mais legal de se reformar um sofá é que, além sair mais barato, o cliente pode ainda escolher o revestimento do gosto dele. Temos mais de mil tipos de amostras. Com a modernização da indústria de tecidos, existem revestimentos antimanchas, impermeáveis, antialérgicos e até antichamas”, explica.
E para o empresário o negócio rende. Por mês, a tapeçaria reforma em média 20 jogos de sofás (que é composto por assentos de dois e três lugares). “Fora poltroninhas de quarto, jogos de cadeiras, baús e outros móveis”, complementa. O empresário ainda diz que outra procura dos clientes é a customização e personalização de móveis. “Muitos personalizam cabeceiras de camas, puffs, almofadas, recamiers (divãs), entre outros. O valor da reforma realmente é significante se comparado em adquirir um produto novo. Fora a exclusividade.”
DE FORA
As áreas internas não são as únicas que podem ganhar exclusividade, sofisticação e charme com as reformas.
Ranchos, sítios, chácaras, áreas de lazer de condomínios e espaços de lazer de residência como beiras de piscina com churrasqueiras. “Todos esses lugares podem ganhar móveis rústicos, com elementos feitos em madeira e ganharem estofados impermeáveis, com tecido que resistam a exposição ao sol e chuva. Há uma grande variedade materiais sintéticos, que imitam o couro, que transforma o ambiente, deixando o espaço com um ar de rusticidade com elegância e sofisticação”, conclui o empresário.