Veículos de Comunicação

Segurança

Relatório aponta redução de furtos e roubos em Três Lagoas

Foram registrados 1.442 casos de furtos neste ano e 61 de roubo

Estatística mostra queda em invasões e arrombamentos à residência - Divulgação
Estatística mostra queda em invasões e arrombamentos à residência - Divulgação

Um novo mapeamento do setor de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul apontou queda na criminalidade, em Três Lagoas nos primeiros sete meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar e destaca que ocorreu queda de 22% no crime de roubo e, também, de 15% no crime de furto. 

O relatório revela que foram registradas 1.442 ocorrências de furto (quando não há violência ou ameaça contra a vítima) ao passo que no ano anterior 1.697 casos ocorreram na cidade. Nesse cenário, houve redução também na quantidade de arrombamentos e invasões à residência. Entre os meses de janeiro e julho 273 imóveis foram alvos de ladrões contra 336 ocorrências, em 2022. 

Em relação aos casos de roubo (quando há contato da vítima com o ladrão), foram registrados 61 e, no mesmo período anterior, 79 ocorrências. “Nós reforçamos o policiamento ostensivo, o patrulhamento e aumentamos as abordagens, principalmente, nos pontos mais vulneráveis e nos bairros com mais incidência de ocorrências. Recebemos também armamentos, veículos e capacitação do efetivo do governo”, informou o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mauro César Sales Ormay. 

QUEDA EM MS

Os índices de criminalidade apresentaram quedas expressivas em todo o Estado, em comparação com o mesmo período de 2020. As maiores quedas foram registradas nos crimes contra o patrimônio.
Na estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os roubos em vias urbanas apresentaram queda de 14%, os roubos nos comércios (-12,2%) e os furtos de veículos (-11,9%). 

PREVENÇÃO

Algumas orientações simples podem fazer a diferença e evitar furtos residenciais e no comércio. Não viaje sem que ninguém saiba. É importante avisar familiares e vizinhos de confiança. Não deixe a luz ligada 24h na residência. Pode despertar a atenção de pessoas mal intencionadas. 
Para os lojistas, instalar alarmes, câmeras e dispositivos que anunciem a entrada de pessoas. Outra orientação é realizar os depósitos bancários freqüentes. Variar os horários e rotas para dificultar a ação de bandidos.