Veículos de Comunicação

Nova Administração

Representantes de empresa chinesa que assume usinas se reúnem com governador

Three Gorges Brasil Energia assume nesta sexta-feira controle das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira

Representantes da empresa com o governador Reinaldo Azambuja - Divulgação/assessoria
Representantes da empresa com o governador Reinaldo Azambuja - Divulgação/assessoria

Nesta sexta-feira, 1º de julho, a empresa chinesa Three Gorges Brasil Energia Ltda (CTG) assume o controle das usinas hidrelétricas de Jupiá, em Três Lagoas e de Ilha Solteira (SP). Em novembro do ano passado, a empresa chinesa venceu a concessão das duas usinas que há 30 anos eram operadas pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), que por sua vez, não quis participar do leilão do governo federal.

Nesta segunda-feira (27), o presidente da CTG, Yinsheng Li, e o vice-presidente da empresa no Brasil, João Meirelles, se reuniram com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para falar sobre o início das operações do grupo em Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, também participou da reunião.

Parceria entre o governo e a empresa foi um dos assuntos conversados durante o encontro. "Ganhamos um grande empreendimento chinês para os próximos 30 anos, com grande expectativa de geração de mais empregos para nossa gente e investimentos nas áreas social, ambiental e de saúde, uma grande contribuição para o desenvolvimento de MS", destacou o governador.

Controlada pelo governo chinês, a CTG é a operadora de Três Gargantas (China), a maior hidrelétrica do mundo. A empresa atua no mercado energético brasileiro há apenas dois anos.  A Usina de Ilha Solteira tem capacidade instalada de 3,444 megawatts ( MW) e a de Jupiá 1,551 MW.