A pesca predatória na Bacia do rio Paraná já está proibida desde o dia 1º de novembro, quando foi iniciado o período de Piracema. Já nos rios de Mato Grosso do Sul e na Bacia do rio Paraguai, o início do defeso começa nesta quinta-feira, 5 de novembro. Em ambos os rios, a Piracema termina no dia 28 de novembro.
De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), o tenente Pedro dos Santos Braga Filho , no rio Paraná, na região de Três Lagoas, um pescador foi autuado porque capturou uma quantidade de pescado acima da cota permitida para este período da Piracema.
Durante o defeso, é permitida apenas a captura de peixes exóticos, como tucunaré, porquinho, entre outros. Nos rios da bacia, a pesca é permitida, somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha com o uso de iscas naturais e artificiais.
Já nos rios do Estado do Mato Grosso do Sul, a pesca é totalmente proibida, exceto para os ribeirinhos, que dependem desta atividade para sobreviverem. O período da Piracema é necessário para permitir a reprodução natural dos peixes nos rios. Neste período, o tenente Braga alerta que os pescadores devem fazer a declaração do estoque, 48horas após o início do defeso.