Deu negativo o resultado do primeiro exame específico para saber se uma criança de 2 anos de idade estava contaminada pela gripe influenza A/H1N1, em Três Lagoas. A criança chegou a ser internada em um hospital, no mês de março, com os sintomas da doença, que foi descartada após o resultado do exame.
Ao JP News, a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Adriana Spazappan, disse que o exame foi realizado em um laboratório, que fica em Campo Grande, e que o resultado negativo saiu nesta quinta-feira (31). Ela ressaltou que o paciente recebeu todo o tratamento necessário durante as suspeitas da doença e que ele passa bem.
O menino continuará recebendo os procedimentos e acompanhamento médico em casa. Porém, de acordo com familiares, a criança não deverá retornar de imediato para a creche, onde fica diariamente, para a recuperação total da saúde e fortalecimento da imunidade.
COSTA LESTE
Duas pessoas foram confirmadas com gripe A H1N1 nos municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado. A Secretaria Estadual de Saúde informou que os pacientes estão isolados e recebem tratamento adequado para combater a doença. Não foi divulgado detalhes sobre as vítimas.
SINTOMAS
Os principais sintomas da gripe Influzena A/H1N1 são febre alta com início repentino, tosse, dor de garganta e musculares, além de mal estar intenso. De acordo com a secretaria, é necessário procurar um posto de saúde urgente, onde poderá ser prescrito o medicamento específico, chamado Tamiflu. As principais formas de prevenção são lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel e evitar aglomerações de pessoas.
VACINAS
O Ministério da Saúde começou a enviar nesta sexta-feira (1º) aos estados a vacina contra a gripe. A entrega das doses aos municípios, segundo a pasta, é de responsabilidade dos governos estaduais. A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio.