O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) defendeu, ontem, a inclusão de Três Lagoas e Aparecida do Taboado no traçado da Ferrovia Norte Sul, de Estrela D´Oeste (SP) a Dourados.
Três Lagoas
Rocha defende inclusão de Três Lagoas no traçado de ferrovia
Processo de concessão foi debatido em audiência pública realizada em Campo Grande
A implantação do traçado foi discutido ontem, em audiência pública realizada em Campo Grande. Por meio de nota, o deputado estadual explicou que pelo traçado original as duas principais cidades produtores de Mato Grosso do Sul – e que ficam próximo à divisa com o Estado de São Paulo – não seriam contempladas.
“O grande objetivo da implantação das rodovias é o transporte de cargas, mas onde estão sendo produzidas as cargas que serão contempladas com o traçado atual do trecho ferroviário compreendido entre Estrela D´Oeste (SP) e Dourados – a 233 quilômetros da Capital. Nós precisamos e queremos rediscutir o trecho que vem do Estado de São Paulo”.
O questionamento foi feito aos representantes políticos e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de empresários da iniciativa privada, que participaram da audiência.
Eduardo justificou seu questionamento citando, por exemplo, a capacidade produtiva da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás. Serão 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia granulada com a comercialização de 70 mil toneladas/ano de amônia (maior parte, 691 mil toneladas, será usada na produção da ureia). Com a nova unidade, a Petrobras vai dobrar a produção nacional de ureia, contribuindo para redução das importações do produto de 66% para 39% da demanda estimada do mercado nacional, de cerca de 4 milhões de toneladas por ano.
TRAÇADO
Segundo informações da ANTT, o trecho da ferrovia começa em Estrela D´Oeste, passa por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná, e segue até Dourados. A intenção do projeto é facilitar o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso do Sul. O traçado possui extensão de, aproximadamente, 660 quilômetros e atravessa 21 municípios.
“Aqui no Estado, a ferrovia entrará pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Deodápolis, Angélica e Dourados. Os trilhos passarão muito perto de um dos maiores polos produtivos do país, que é Três Lagoas, sem contemplar de verdade essa produção”, explicou o deputado.
BRASÍLIA
O parlamentar informou ainda que pretende levar à ANTT, em Brasília, toda documentação necessária que comprove a necessidade de mudança do atual traçado. A entrega dessa justificativa deverá ser feita até o dia 22 desse mês, quando encerra-se o prazo de contribuições com estudos e levantamentos para a construção do traçado definitivo.
A ferrovia conta com três orçamentos diferentes, todos de acordo com os traçados entre Panorama e Dourados elaborados até o momento. Entretanto, estima-se que o custo possa chegar a R$ 2 bilhões. A concessão será por 35 anos.
Ao todo, a ferrovia vai atravessar 21 municípios, sendo 14 deles de São Paulo. Do lado de cá do rio Paraná, os trilhos deverão passar por sete localidades: Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados. O projeto de implantação da nova ferrovia faz parte do Programa de Investimentos em Logística, lançado no ano passado pelo governo federal.