Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Rocha defende inclusão de Três Lagoas no traçado de ferrovia

Processo de concessão foi debatido em audiência pública realizada em Campo Grande

Deputado Eduardo Rocha durante a audiência pública -
Deputado Eduardo Rocha durante a audiência pública -

O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) defendeu, ontem, a inclusão de Três Lagoas e Aparecida do Taboado no traçado da Ferrovia Norte Sul, de Estrela D´Oeste (SP) a Dourados.

A implantação do traçado foi discutido ontem, em audiência pública realizada em Campo Grande. Por meio de nota, o deputado estadual explicou que pelo traçado original as duas principais cidades produtores de Mato Grosso do Sul  – e que ficam próximo à divisa com o Estado de São Paulo – não seriam contempladas. 

“O grande objetivo da implantação das rodovias é o transporte de cargas, mas onde estão sendo produzidas as  cargas que serão contempladas com o traçado atual do trecho ferroviário compreendido entre Estrela D´Oeste (SP) e Dourados – a 233 quilômetros da Capital. Nós precisamos e queremos rediscutir o trecho que vem do Estado de São Paulo”. 


O questionamento foi feito aos representantes políticos e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de empresários da iniciativa privada, que participaram da audiência.
 
Eduardo justificou seu questionamento citando, por exemplo, a capacidade produtiva da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás.  Serão 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia granulada com a comercialização de 70 mil toneladas/ano de amônia (maior parte, 691 mil toneladas, será usada na produção da ureia). Com a nova unidade, a Petrobras vai dobrar a produção nacional de ureia, contribuindo para redução das importações do produto de 66% para 39% da demanda estimada do mercado nacional, de cerca de 4 milhões de toneladas por ano.

TRAÇADO 
Segundo informações da ANTT, o trecho da ferrovia começa em Estrela D´Oeste, passa por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná, e segue até Dourados. A intenção do projeto é facilitar o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso do Sul. O traçado possui extensão de, aproximadamente, 660 quilômetros e atravessa 21 municípios.
 
“Aqui no Estado, a ferrovia entrará pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Deodápolis, Angélica e Dourados. Os trilhos passarão muito perto de um dos maiores polos produtivos do país, que é Três Lagoas, sem contemplar de verdade essa produção”, explicou o deputado.

BRASÍLIA
O parlamentar informou ainda que pretende levar à ANTT, em Brasília, toda documentação necessária que comprove a necessidade de mudança do atual traçado. A entrega dessa justificativa deverá ser feita até o dia 22 desse mês, quando encerra-se o prazo de contribuições com estudos e levantamentos para a construção do traçado definitivo. 
 
A ferrovia conta com três orçamentos diferentes, todos de acordo com os traçados entre Panorama e Dourados elaborados até o momento. Entretanto, estima-se que o custo possa chegar a R$ 2 bilhões. A concessão será por 35 anos. 
Ao todo, a ferrovia vai atravessar 21 municípios, sendo 14 deles de São Paulo. Do lado de cá do rio Paraná, os trilhos deverão passar por sete localidades: Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados. O projeto de implantação da nova ferrovia faz parte do Programa de Investimentos em Logística, lançado no ano passado pelo governo federal.