Veículos de Comunicação

Educação

Rugby pode ser implantado em aulas de educação física em Três Lagoas

Professores da rede municipal de educação passaram por uma capacitação; ideia é difundir o esporte entre estudantes

Professores passaram por uma oficina técnica da modalidade - Divulgação/Sejuvel
Professores passaram por uma oficina técnica da modalidade - Divulgação/Sejuvel

Com a proposta de implantar nas aulas de educação física da rede municipal de educação, professores desta disciplina passaram ontem, 28, por uma capacitação realizada com o educador da Confederação Brasileira de Rugby e auxiliar técnico da Seleção Feminina de Rugby, Gabriel Colini Cenamo, e na terça-feira, 27, um treino com o time feminino e masculino de rugby de Três Lagoas, o Guaicurus, no Estádio Municipal “Benedito Soares da Mota” – Madrugadão. A informação é da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel).

O treinamento faz parte do cronograma de atividades da Semana de Capacitação de Professores de Mato Grosso do Sul e tem por objetivo fomentar e difundir a modalidade esportiva no Estado, além da implantação do rugby escolar. Participaram da ação os educadores físicos de Três Lagoas e de Inocência.

A Sejuvel informou que a capacitação durou oito horas. De acordo com o responsável pelo treinamento, Gabriel Cenamo, teoria e prática foram mesclados com a finalidade de formar agentes multiplicadores do rugby. O esporte, aliás, será uma das modalidades que farão parte das Olimpíadas Rio 2016. “Queremos também mostrar o rugby como uma opção de modalidade esportiva para as aulas dos profissionais e para que os alunos conheçam o esporte e, posteriormente, procurem o time local, o Guaicurus, para praticá-lo”.

Cenamo destaca ainda a relevância que a filosofia do esporte possui tanto dentro de campo quanto no convívio social destes atletas. . “Ele ensina o respeito, trabalho em equipe e integração das pessoas, algo muito importante para as escolas, principalmente, por causa dos inúmeros registros de bulling”.

Lorrayne Coutinho tem 18 anos é atleta do time Guaicurus há quase três anos e concorda com o educador e é favorável à implantação do esporte nas aulas de educação física. “Proporcionar aulas de rugby às crianças é muito positivo. Primeiro porque é um esporte diferente e pouco difundido no Brasil. A modalidade nos ensina muito mais do que uma atividade esportiva. Princípios e valores, como o respeito, a irmandade e a solidariedade são ensinados o tempo todo”.