Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado neste domingo (3) e no dia 10 de novembro, os participantes devem levar um documento oficial com foto, impresso ou digital, para identificação e acesso às salas de prova.
Em Mato Grosso do Sul, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e fechados às 12h, com início das provas às 12h30. No primeiro dia, a duração é de cinco horas e 30 minutos, encerrando às 18h (horário de MS). Participantes com pedido aprovado de tempo adicional terão até as 19h para concluir o exame. No segundo dia, a prova terá cinco horas.
Documentos válidos incluem Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital, e-Título (versão digital do título eleitoral), CNH digital ou documentos na seção “Meus Documentos” do app Gov.br. Caso utilize uma versão digital, o participante deve garantir que o aplicativo está atualizado para evitar problemas.
Participantes estrangeiros devem apresentar documento oficial com foto, como passaporte ou identidade emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Sem documento de identificação, o candidato não poderá permanecer no local de prova.
Para casos de perda ou extravio de documentos físicos, boletins de ocorrência (B.O.) não serão mais aceitos. O participante deverá apresentar uma versão digital válida dos documentos. Cópias autenticadas, fotos de documentos digitais fora dos aplicativos oficiais ou documentos sem foto também não serão aceitos.
Conforme o edital do Enem 2024, documentos danificados, ilegíveis ou com foto que impeça a completa identificação serão permitidos mediante uma identificação especial, incluindo coleta de dados e foto, realizada por um colaborador.
Se o participante usar máscara de proteção, deverá retirá-la para identificação.
Documentos válidos para identificação:
Para brasileiros:
Identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas ou conselhos de classe.
CNH.
Passaporte.
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Documentos digitais com foto (CNH digital, e-Título, RG digital, CIN digital).
Para estrangeiros:
Passaporte.
Identidade emitida pelo Ministério da Justiça.
Carteira de Registro Nacional Migratório.
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
Documento equivalente emitido por país membro ou associado ao Mercosul.
Documentos não aceitos:
Cópias de documentos, mesmo autenticadas.
Boletim de ocorrência.
Carteira de estudante, certificado de reservista, certidões de nascimento ou casamento.
Título de eleitor.
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).
Crachás e identidade funcional.
Documentos digitais fora dos aplicativos oficiais.
*Com informações da Agência Brasil