Foi viajar ou ainda está viajando nas férias e não sabe mais como entreter as crianças? Aqui vão algumas dicas de livros infantis que talvez possam dispertar o interesse dos pequenos, além disso, ler, estimula a escrita, a inteligência e contribui para formação pessoal das crianças.
Confira algumas obras:
Lendas e mitos dos índios brasileiros, Walde-mar de Andrade e Silva
A obra reúne 24 lendas, recontadas e ilustradas pelo pintor e contador de histórias Walde-Mar de Andrade e Silva. A riqueza dos recontos e os detalhes das pinturas são fruto da convivência com os grupos indígenas do Xingu por mais de oito anos, o que lhe permitiu colher valiosas informações, bem como observar sua forma de viver, seus rituais e suas festas.
Histórias Russas, Ana Maria Machado
Em mais esta obra da coleção Histórias de outras terras, uma de nossas principais autoras, Ana Maria Machado, recria o fascinante universo das histórias tradicionais russas.
Neste livro, você conhece quatro contos: em O Pássaro de Fogo, o Fabuloso Arqueiro e o Cavalo Mágico, um arqueiro dá de presente ao rei uma pena dourada e se envolve em muitos perigos. Em O lobo cinzento, Ivan, filho caçula do tsar, conta com a ajuda de um lobo cinzento para realizar tarefas muito difíceis. Em O belo falcão Finist, a filha de um camponês pede ao pai, quando este vai ao mercado, uma pena do falcão Finist. E em O Velho do Mar, começa a faltar peixe em uma aldeia à beira-mar e os habitantes não têm o que comer – até que um deles vai pedir ajuda ao Velho do Mar.
Soyas de Sun Tataluga, Rogério Andrade Barbosa
Ao longo das narrativas, conhecemos um pouco da fauna e dos costumes de São Tomé e Príncipe. Quem não tem pena fica no chão traz uma versão local da história Festa no céu, que explica por que as tartarugas têm o casco rachado. Em Quem tudo quer tudo perde, Sun Tataluga chegava em casa sempre carregado de peixes para a refeição e só deixava a esposa comer os peixes que ela conhecia pelo nome. Até que a senhora Tartaruga teve uma ideia para reverter essa situação. E em O adivinhador de sonhos, Sun Tataluga, que se gabava de adivinhar todo tipo de sonho, um dia é desafiado por um homem que lhe oferece uma grande recompensa se acertar o que ele sonhou.
Contos de muitos povos, Tatiana Belinky
As histórias populares são transmitidas de geração a geração e trazem as questões mais humanas, a sabedoria tradicional e as marcas culturais de diferentes povos. É o que se revela nesta obra por meio de contos de diversos lugares do mundo, recontados pela escrita leve, fluida e bem-humorada de Tatiana Belinky.
A ilha do crocodilo – contos e lendas do Timor Leste, Geraldo Costa
De pai para filho, de avô para neto, o povo do Timor-Leste gosta de contar e ouvir histórias que se perdem no tempo. O contador de histórias timorense recebe um nome muito especial, Lia Nai, que significa Senhor da Palavra. Palavra que encanta e que reúne as crianças fazendo brilhar seus olhos nas noites da Terra do Sol Nascente.