O ano de 2021 havia começado com um índice menor de casos de trotes registrados no Samu, até abril, houve uma redução de 8%, comparado ao mesmo período de 2020. Mas, no decorrer dos últimos meses, os casos de trotes, em Três Lagoas, em 2021, em relação ao ano já aumentaram.
Embora a maioria dos casos sejam somente tentados, a equipe perde tempo no atendimento dessas falsas ocorrências.
É realizado uma conscientização nas escolas para mostrar a importância do trabalho do Samu às crianças e jovens, já que muitas dos trotes são feitos por menores de idade, e estes são mais fáceis de identificar. Mas ainda existe muitos adultos aplicando praticando essas ligações ao pedir falsos atendimentos.
A agilidade da equipe de triagem permite que a maioria dos trotes não sejam consumados e não atrapalhem ainda mais quem realmente precisa de socorro, já que a demanda de atendimento em Três Lagoas é alta. Neste ano já foram feitos 7.600 atendimentos. Entre eles, 3.187 atendimentos clínicos e 550 atendimentos de acidentes de trânsito. O município é privilegiado em ter mais uma ambulância de suporte avançado para atendimento.