Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Samu recebeu mais de três mil trotes só neste ano

A grande maioria dos trotes continua sendo feita por crianças e adolescentes, principalmente em períodos de férias e nos finais de semana

Na dúvida se é ou não trote, Samu opta pelo atendimento -
Na dúvida se é ou não trote, Samu opta pelo atendimento -

A maior dificuldade, enfrentada diariamente pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), continua sendo o trote. “Somente neste ano, já contabilizamos mais de três mil trotes”, informou o coordenador geral do Samu, Jessé Milanês. Desse total, “mais de 20 foram consumados”, completou Jessé.

O trote consumado é aquele em que a equipe de regulação não consegue identificar algo que leve à dúvida do chamado e acaba deslocando uma equipe para o local da falsa ocorrência.

 “Quando há dúvida, preferimos optar pela liberação de equipe para atender ao chamado”, informou Jessé. Segundo ele, pior do que o trote “ainda é a omissão de socorro”.

A grande maioria dos trotes continua sendo feita por crianças e adolescentes, principalmente em períodos de férias e nos finais de semana. “Quando identificamos que é uma criança ou adolescente que está ligando para o número 192, é mais fácil identificar que o chamado é um trote. A equipe de regulação está devidamente treinada para isso e a criança acaba caindo em contradições, começa a rir e desliga o telefone”, contou.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL