A empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está realizando a atualização cadastral de todos os clientes da regional de Três Lagoas. Em dois dos 22 setores em que está dividida a Cidade, no mapeamento de fornecimento de água e serviço de esgoto, o serviço de atualização cadastral foi concluído ontem (10).
Nesta semana, a atualização de cadastro está sendo feita no bairro Vila Nova e parte do Jardim Alvorada, identificados pela Sanesul, como pertencentes ao setor 3.
Todo o serviço, iniciado em novembro de 2008, estará pronto somente em outubro de 2009, segundo prevê a gestora do Processo Vendas da Sanesul e supervisora desse programa, Sandra Escobar. Ela esteve ontem (10) na regional de Três Lagoas da Sanesul para entrega do castro atualizado dos setores 15 e 16. Ela estava acompanhada do gestor de Processos de Micromedição da Sanesul, Vagner Ferreira da Silva.
“O programa não consiste apenas na atualização cadastral do cliente, o nosso consumidor de água ou usuário do esgotamento sanitário. É uma verdadeira e completa atualização de informações quanto à ligação de água, estado de conservação do hidrômetro, local da ligação, tipo de rede que serve aquele determinado consumidor e outras informações que se tornam úteis”, resumiu Sandra.
“Atualmente, temos 32.202 ligações de água em Três Lagoas. A nossa estimativa é que, até o término da atualização cadastral, esse número chegue a mais de 35 mil”, informou o gerente regional da Sanesul, em Três Lagoas, engenheiro Júlio Seba Bobadilha.
Com essa atualização cadastral, a Sanesul terá em mãos, “na tela do computador, totalmente informatizadas, todas as informações de uma verdadeira base cartográfica da Cidade, informando, na hora, ao atendente e ao prestador de serviços em qual quadra, rota e setor se encontra instalado determinado hidrômetro”, explicou Sandra.
Na atualização cadastral que está sendo feita, o funcionário da empresa contratada pela Sanesul para a execução desse programa, colhe também dados técnicos sobre o hidrômetro e outras condições do fornecimento de água ao consumidor. “Estamos realizando um serviço paralelo para verificar sobre a necessidade ou não de troca dos hidrômetros, alguns deles já desgastados”, esclareceu Júlio Bobadilha.
Ele informou que o tempo de vida de um hidrômetro é de cinco anos. “Isso não quer dizer que ele apresente defeitos nesse período, mas faz-se necessária uma revisão técnica do aparelho para evitar erros”, explicou.
Júlio informou que já foram substituídos 3,6 mil antigos hidrômetros. Existe a previsão de serem trocados 10.770 medidores, durante a execução do programa de atualização cadastral.
Sem esse cadastro, “quando solicitado algum tipo de serviço, como ligação de água, conserto de vazamento de água e outras operações, a espera se tornava necessária para uma equipe técnica visitar o local e ver o que estava acontecendo e como poderia solucionar o problema. Agora não. Temos na hora todas as informações necessárias para atender ao cliente de modo mais ágil”, garantiu Júlio Bobadilha.
Três Lagoas