A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), continua sendo alvo de críticas e insatisfação por não atender as expectativas da população três-lagoense. Responsável pela concessão dos serviços de água e esgoto, a estatal deixou de realizar investimentos para melhorar a qualidade da água e ampliar a rede coletora de esgoto nos últimos 30 anos. A maior parte das melhorias está sendo executada agora, quando o contrato está terminando.
Ontem na Câmara, os vereadores repercutiram a audiência pública, realizada na segunda-feira e criticaram a empresa. O vereador Jorge Martinho (PMDB) reclamou da falta de investimento na qualidade da água e na ampliação da rede de esgoto. Ele disse que os 54% de cobertura de esgoto é considerado pouco. “A empresa deveria ter investido muito mais”, disse Jorge.
Tanto a prefeita Márcia Moura, como a ex-prefeita e vice-governadora eleita Simone Tebet, ambas do (PMDB) que estão defendendo a renovação do contrato a partir de janeiro de 2011, entendem que a Sanesul não prestou um bom serviço, mas esperam mudanças na nova negociação. O alto valor das tarifas também é motivo de muitas reclamações.