Durante todo mês de outubro, devido a campanha Outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama, o setor de mamografia da Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba promove uma campanha de conscientização para as mulheres realizarem o exame em Paranaíba.
Flávia Célia Moura de França, responsável pelo setor, explica que o exame é rápido e ajuda a prevenir e identificar o câncer de mama. Segundo ela, se a doença for descoberta a tempo existe 90% de chance de cura.
Para fazer o exame na Santa Casa é preciso ter o pedido, que pode ser feito pelo médico ou enfermeira da Unidade Básica de Saúde e devido a campanha neste mês já houve aumento significativo na realização do exame. O laudo fica pronto em média de 20 dias.
Ela ressalta que muitas mulheres têm receio por achar que o exame é dolorido, mas destaca que a dor maior é ter que enfrentar a doença, em muitos casos retirar uma mama. “Amem a si mesmas. Sejam corajosas, cuidem de si mesmas. Se a gente não cuidar da gente quem vai cuidar? Não tenha medo do exame, tenha medo de ter a doença e deixar passar a oportunidade do tratamento”, alerta.
As mulheres interessadas podem procurar o setor de Raio X da Santa Casa de segunda a sexta-feira. Não há número limitado de vagas. O aparelho, conforme Flávia, é bom e tem ajudado muitas mulheres a detectar casos em que as mulheres já estão fazendo o tratamento.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.
A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.