A Santa Casa de Campo Grande está em fase de negociação com o Ministério da Saúde para receber o acelerador linear, equipamento para o tratamento da radioterapia, que foi recusado em 2011 pela junta interventora do hospital na época. Nesta sexta-feira (5), o presidente da Associação Beneficente, Wilson Teslenco, informou que o prazo para início deste convênio é de aproximadamente um ano.
Três Lagoas
Santa Casa em MS negocia convênio para equipamento de radioterapia
Segundo diretor, aquisição deve ser possível somente em prazo de um ano. Negociação está sendo feita com Ministério da Saúde.
Teslenco disse ao G1 que um representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca) deve se reunir com a diretoria da Santa Casa na próxima semana em Campo Grande para negociar o formato de convênio com o Ministério da Saúde.
Atualmente, o serviço de radioterapia da Santa Casa é terceirizado pela clínica Neorad. A empresa é do médico Adalberto Siufi, investigado na Operação Sangue Frio da Polícia Federal. Segundo o diretor, cerca de 90 pacientes são atendidos por mês pela Santa Casa para o tratamento do câncer.
Teslenco explica que, no ano passado, o Ministério da Saúde ofereceu um acelerador linear para o tratamento do câncer na Santa Casa, mas na época o hospital recusou o aparelho e optou por manter o contrato de serviço terceirizado com a empresa Neorad. Segundo o diretor do hospital, o contrato com a Neorad é no valor de R$ 120 mil por mês e entrou em vigência em agosto de 2011.
O presidente afirmou que o prazo para implantação desse serviço deve ser de um ano e após a implantação o contrato com a Neorad será encerrado. “Tendo um serviço próprio não se justifica ter um serviço terceirizado”, afirmou. Enquanto isso, segundo Teslenco, o tratamento dos pacientes será feito pela Neorad.
Terceirizados
Atualmente, a Santa Casa mantém 135 contratos com empresas terceirizadas e cerca de 50 desses contratos são convênios e parcerias, o que não gera custo para o hospital. Ainda segundo a diretoria da Santa Casa, apenas 52 contratos são ligados a área da saúde, os demais são de outros serviços. A atual direção da Santa Casa assumiu o hospital há cerca de um mês.