Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Santa Rita vai exportar urucum para a Dinamarca

Christian Hansen compra 900 toneladas de urucum por ano da região de Tupi Paulista

A empresa dinamarquesa Christian Hansen, representada no país pela Urucum do Brasil, pretende comprar toda a produção de urucum de Santa Rita do Pardo. O plantio de urucum, também conhecido como açafroa, começou a ser incentivado há três anos entre os assentados do município, em razão do promissor mercado de corantes naturais. Por meio da fruta, é produzido o “colorau”, usado como condimento em muitos pratos da culinária brasileira.

O interesse da CHR Hansen vai além do uso culinário. As sementes do fruto têm, segundo estudos, propriedades medicinais. Além de reduzir o colesterol, o fruto contém geranil-geraniol, utilizado como coadjuvante no tratamento de câncer. Pesquisas mostram, segundo a empresa, que cada semente possui 2,5% de geranil-geraniol. 

O representante da CHR, Hansen Plinio Péricles Mansim, visitou áreas de plantio na semana passada, acompanhado de autoridades de Santa Rita do Pardo. Para a Prefeitura, a cultura é uma excelente alternativa de renda para a agricultura familiar nos assentamentos Córrego Dourado e São Thomé.

Foram visitadas áreas do sitio São Miguel, de dona Arminda Ferreira dos Santos, e o produtor Adauto Miranda dos Santos, que se dedica ao plantio há três anos. Segundo ele, a produção ainda é pequena e diante do interesse dos dinamarqueses em comprar toda a produção local, acredita que outros produtores devem se dedicar à cultura, não apenas para atender ao mercado externo, mas também para as distribuidoras de condimentos no país.

PROTETOR SOLAR
O urucum também tem outros mercados, de cosméticos e o farmacêutico. Usada há muitos anos pelos índios da região amazônica como corante para a pele, a semente está sendo utilizada para fabricação de protetores solares, entre outras utilidades.

De acordo com o diretor-presidente da Urucum do Brasil, Antonio Neves, o clima em Santa Rita do Pardo é propício para o plantio. A planta, de origem Amazônica, é de fácil cultivo e manejo simplificado. A região é úmida no verão e seca no inverno. Essas características são ideais para o desenvolvimento da planta.

A empresa Urucum do Brasil, instalada em Monte Castelo (SP), fornece à Christian Hansen cerca de 900 toneladas mensais do produto. Toda essa demanda é produzida na região de Tupi Paulista. Segundo Neves, as empresas europeias estão, cada vez mais, buscando a alternativa natural.