A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, desde a última quinta-feira (1º) até a próxima quarta-feira (7), participa da Semana Mundial da Amamentação, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incentivada todos os anos por ações do Ministério da Saúde em todos os municípios brasileiros.
Três Lagoas
Saúde de Três Lagoas lembra Semana Mundial de Amamentação
Campanha de educação, de incentivo e apoio ao aleitamento materno é realizada nas Unidades de Atenção Básica de Saúde, Clínica da Mulher e Clínica da Criança
Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação tem como tema o “Apoio à Mulher na Amamentação”, com o slogan “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”.
Em Três Lagoas, as ações da Semana da Amamentação são intensificadas nas Unidades de Atenção Básica, na Clínica da Mulher e na Clínica da Criança.
“O incentivo e apoio às mães que amamentam, assim como ações de educação sobre a importância do aleitamento materno, principalmente, nos primeiros seis meses de vida da criança, são feitas continuamente nas nossas Unidades Básicas de Saúde (Postos dos Bairros), na Clínica da Mulher e também na Clínica da Criança”, observou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.
“Esse trabalho vem sendo feito intensamente pelos nossos Agentes Comunitários de Saúde e pelas nossas equipes de coordenação das Unidades de Saúde”, completou Eliane Brilhante.
“A Campanha Mundial da Amamentação é oportuna para reforçarmos mais uma vez a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe que amamenta e para o saudável desenvolvimento da criança”, comentou a diretora de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde, Ludmila do Valle Silva.
TEMA E SLOGAN
O tema da Campanha deste ano, “Apoio à Mulher na Amamentação”, com o slogan “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, coincide “com o trabalho que realizamos há anos em Três Lagoas, sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de mulheres e crianças, destacando as inúmeras vantagens do leite, como alimento exclusivo para crianças até o sexto mês de vida e complementado com outros alimentos saudáveis, até os dois anos de idade ou mais”, destacou Ludmila.
O hábito saudável de amamentar também “reduz os índices de mortalidade infantil e previne doenças crônicas não transmissíveis durante a fase adulta, como a obesidade, diabetes, entre outras”, orientou a diretora de Saúde Coletiva.
Em todas as Nossas Unidades de Saúde, as mães são orientadas sobre a importância do leite materno, porque “amamentar também ajuda a reforçar os primeiros laços afetivos entre mãe e filho, transmitindo confiança e carinho. Essa troca auxilia no desenvolvimento da inteligência do bebê e ajuda também a fortalecer a musculatura da face da boca da criança, prevenindo futuros problemas na fala e na oclusão dos dentes’, explicou.
Para as mães que amamentam, também há diversos benefícios, como a diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer de mama e o auxilio na recuperação do peso normal no pós-parto. (Com informações da Assessoria de Comunicaçãod a Prefeitura)