Veículos de Comunicação

10

Saúde imuniza somente 16,8% da população contra a gripe

Dia de D de vacinação contra gripe imunizou 3.699 pessoas no último sábado

Agentes de saúde percorreram a Feira Livre durante o dia D da campanha - Elias Dias/JP
Agentes de saúde percorreram a Feira Livre durante o dia D da campanha - Elias Dias/JP

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015, promovida pelo Ministério da Saúde, já atingiu 16,8% dos 80% de pessoas que devem ser imunizações em Três Lagoas. Os dados são do Setor de Imunização do município.

No último sábado, no dia 9, foi realizado o Dia D da campanha de vacinação em todo o país. As doses foram disponibilizadas em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) do município e na Feira Livre.

Foram vacinadas 3.699 pessoas durante o Dia D, de acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização de Três Lagoas, Humberta Azambuja houve uma queda no número de cobertura, comparado ao Dia D do ano passado.

Do total de vacinados, os idosos representam a maioria imunizada, sendo 1.934 idosos, seguidos por crianças,  1.337 vacinadas, 226 trabalhadores da saúde, 176 gestantes e 24 puérperas.

Três Lagoas recebeu a metade das doses estipuladas para vacinar as 22.056 pessoas que precisam tomar a vacina. A previsão é que até a próxima semana chegue o restante das doses.

No Mato Grosso do Sul, devem receber a vacinação 661 mil pessoas. A campanha segue em todas as unidades de saúde até o dia 22 (sexta-feira) deste mês.

VACINA

Devem se vacinar os idosos (a partir dos 60 anos), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).