A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer, promove uma caminhada, voltada às atenções da saúde do homem, na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 17h, na Pista de Saúde da orla da Lagoa Maior.
Esta ação foi inserida na programação do “Novembro Azul”, instituído com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo principal de orientar, quebrar preconceitos, educar e prevenir o câncer de próstata, doença que atinge e pode levar à morte um número considerável de homens, acima dos 50 anos, se não diagnosticada e tratada a tempo.
Na ocasião, estarão disponíveis aos participantes três tendas de apoio, orientação e consultas. Numa tenda, estará disponível um médico oncologista, em outra um médico urologista e em uma terceira tenda uma equipe de enfermagem e nutricionistas, para aferição de pressão arterial e orientações de saúde e hábitos saudáveis aos participantes.
Em Três Lagoas, a campanha do “Novembro Azul” adotou como slogan “Este preconceito pode tirar você de sua família”, com o objetivo de alertar os homens quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
CÂNCER
Em 2013, o Instituto do Câncer de Três Lagoas tratou 27 homens com câncer de próstata. Desse número, 10 já faziam o tratamento de quimioterapia e hormonioterapia e 17 entraram ao longo do ano. De janeiro a novembro de 2014, estão em tratamento 42 pacientes com câncer de próstata.
*Matéria alterada às 14h37, para alteração de nova data divulgada pela Prefeitura de Três Lagoas.