Veículos de Comunicação

Saúde

Criança de dois anos e morador do Jardim das Orquídeas são diagnosticados com leishmaniose

As vítimas já estão sendo devidamente tratadas.

As vítimas já estão sendo devidamente tratadas. - Arquivo/JPNews
As vítimas já estão sendo devidamente tratadas. - Arquivo/JPNews

No monitoramento da leishmaniose, feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, houve o registro de dois casos da doença referentes à 1ª e 6ª semana deste ano.

Um dos casos é uma criança de dois anos. A notificação foi registrada no bairro Centro, e a vítima se encontra em tratamento.

O outro registro é de um homem de 40 anos, do bairro Jardim das Orquídeas, que também está em tratamento da doença.

Sintomas

A doença apresenta sintomas como febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

O diagnóstico da leishmaniose é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde. Sua detecção e tratamento precoce devem ser prioritários, pois ela pode levar à morte.

Prevenção

Para evitar riscos de transmissão da doença, algumas medidas de proteção individual devem ser colocadas em prática, como por exemplo: uso de mosquiteiro de malha fina, telagem de portas e janelas, uso de repelentes, e quando possível, não se expor em horários de atividade do vetor, que são geralmente ao entardecer e a noite.