Veículos de Comunicação

Imunização

Se aprovada, 3ª dose de vacina contra Covid deverá chegar a 14 mil idosos de Três Lagoas

Ministério da Saúde ainda irá formalizar qual imunizante será utilizado neste reforço, caso seja aprovado

Ministério da Saúde ainda irá formalizar qual imunizante será utilizado neste reforço, caso seja aprovado - Arquivo/JP
Ministério da Saúde ainda irá formalizar qual imunizante será utilizado neste reforço, caso seja aprovado - Arquivo/JP

Mato Grosso do Sul aguarda com expectativa a autorização formal do Ministério da Saúde e a chegada de novos imunizantes para aplicar a terceira dose de vacina contra a Covid-19 entre as pessoas com mais de 60 anos. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Humberta Azambuja, Três Lagoas tem 14 mil idosos.

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado, Rogério Leite, confirma interesse em iniciar a aplicação da dose de reforço nessa população.

A própria Secretaria de Estado de Saúde chegou a realizar um estudo e constatou que a necessidade de uma terceira dose de vacina contra a Covid em idosos a partir de 60 anos é válida.

A pesquisa revelou que de fevereiro a maio deste ano, o grupo adquiriu imunidade contra o coronavírus, porém, após esse período houve aumento quanto ao número de casos e de óbitos para este grupo específico.

O Ministério da Saúde já encomendou um estudo para verificar a estratégia de terceira dose em pessoas que tomaram a Coronavac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autorizou estudos de terceira dose das vacinas da Pfizer e Astrazeneca no Brasil.

O Ministério da Saúde ainda irá formalizar qual imunizante será utilizado neste reforço. A sugestão inicial é que seja o da Pfizer.