Quem nunca se despediu de uma pessoa dizendo o clichê “se cuida, tá?”. A frase traduz o coloquialismo de uma conversa informal entre pessoas que se gostam desejando o bem da outra ao expressar votos de cuidados. O outro nem precisa estar mal ou doente para receber essa mensagem. O “se cuida”, assim como o “vai passar”, tornou-se um verdadeiro mantra na pandemia do novo Coronavírus. Agora, inclusive, tornou-se tema da campanha que o Grupo RCN de Comunicação lança neste sábado (3).
Segundo o coordenador artístico do Grupo, Fernando Moraes, a ação visa ir além da conscientização e da importância da proteção pessoal em tempos de pandemia. “Falar que usar máscara salva vidas é fato amplamente conhecido por todos. Na verdade, o que a campanha objetiva é ‘abraçar’ esse morador que, mesmo tomando todos os cuidados necessários, ainda teme ao Coronavírus. Então, ‘se cuida, viu?’ A pandemia não passou. As prevenções continuam e outros cuidados também precisam ser lembrados”, explica.
De acordo com Moraes, o combate à pandemia precisa ser mais do que usar máscara e higienização das mãos. É necessário que, quem puder, fique em casa o máximo de tempo possível. Aqueles que estão em casa, não mantenham os pensamentos na doença.
“Pratiquem atividade física no seu quintal. Mantenha corpo e mente ativos. Isso melhora a sua imunidade e ajuda a ocupar a mente e a oxigenar o cérebro. Leia bons livros e assista seus filmes favoritos. Mantenha-se unido junto aos familiares”, sugere.
Além disso, a campanha promove um efeito dominó: se está em casa significa que a cadeia de transmissão viral foi interrompida. Resulta em menos pessoas se contaminando e menos leitos hospitalares sendo ocupados. De casa, posso encomendar comida, produtos e alimentos por delivery e fortalece o comércio local. “Quem cuida de si, consequentemente, cuida do próximo. É hora de ter empatia e solidariedade para que possamos ter saúde e preservar a economia nesse momento tão delicado”.