No dia 3 de dezembro será lançada em Três Lagoas a Rede de Fornecedores da Costa Leste MS, que tem como objetivo aumentar a competitividade de empresas fornecedoras de bens e serviços da cadeia de petróleo, gás natural e energia. Além das micro e pequenas empresas serem fornecedoras da Petrobras, a intenção é que através da rede de cooperação, os empresários se habilitem à serem fornecedores das empresas âncoras de Três Lagoas, região e do Estado.
Na próxima terça-feira, um grupo de nove proprietários de micro e pequenas empresas de Três Lagoas, junto com a Petrobras e o Sebrae, vão participar do 2º módulo da oficina para a construção da Rede de Fornecedores da Costa Leste MS, anteriormente denominada de Rede Petro MS. O novo nome foi escolhido pelo grupo considerando que em Três Lagoas a Petrobras não trabalha com produtos derivados do petróleo, mas com a cadeia produtiva de gás, energia e fertilizantes.
Durante o evento de dezembro, acontecerá o lançamento da marca que será usada pela Rede, e a divulgação de como será a estratégia de atuação do grupo. Estarão presentes, representantes da Petrobras e das Redes de todo o Brasil, além dos empresários e instituições que apoiam o projeto no Estado.
De acordo com a gerente do escritório regional do Sebrae, Josi Queiroz Signori, há três anos esse convênio em parceria com a Petrobras tem proporcionando o aprimorando dos micro e pequenos empresários de Três Lagoas e Brasilândia, a fim de que se tornem fornecedores dessa grande empresa. “É importante que esses empresários estejam prontos, com a documentação e certidões em vigor e preparados para oferecerem bons produtos para que eles tornem parte deste mercado mais competitivo”, destacou a gerente do Sebrae.
Josi ressaltou que os empresários que compõem a Rede de Fornecedores da Costa Leste MS estarão aptos para vender para o Consórcio UFN 3, para a Usina Termelétrica (UTE) e para a fábrica de fertilizantes da Petrobras, que está deverá ser inaugurada no ano que vem. Além disso, Josi ressaltou que os micros e pequenos empresários, estarão tmbém aptos para fornecerem seus produtos para outras empresas instalada no Estado.
Segundo a gerente do Sebrae, para empresário integrar a Rede de Fornecedores da Costa Leste MS é preciso ter CNPJ de empresa sediada em Mato Grosso do Sul. A meta é aumentar o número de pessoas fazendo parte da Rede. Josi informa, que os interessados devem procurar o Sebrae para obter mais informações.
FÁBRICA
Em relação a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen MS), a Petrobras informou que a unidade entrará em operação em junho do ano que vem. Nesta semana, técnicos da estatal estiveram em Três Lagoas conhecendo o potencial comercial e logístico do município.
Segundo o gerente administrativo da UFN-3, Marco Antônio Tozzi, o principal motivo da visita foi obter mais conhecimento da logística. Na ocasião, eles visitaram as obras do contorno ferroviário, e foram informados também sobre o processo de construção do contorno rodoviário, bem como sobre o projeto de instalação do porto seco. Tozzi destacou que a logística de Três Lagoas é muito importante, pois facilita e reduz custos para o escoamento da produção da fábrica de fertilizantes.