Setenta e um ovos de jacaré-de-papo-amarelo foram retirados da Lagoa Maior, em Três Lagoas, através do trabalho de manejo dos animais no local realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (Semea).
Os ovos estavam em dois ninhos em uma ilha de vegetação nativa. Em um deles foram encontradas 34 unidades e em outro 37. “Os ovos foram dispostos em uma caixa de isopor grande, forrada com o próprio material orgânico presente no ninho, composto principalmente de capim seco”, explicou biólogo da pasta, Flávio Henrique Fardin.
Segundo a administração municipal, o procedimento tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e os ovos foram encaminhados à Campo Grande para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
O trabalho de retirada foi na terça-feira (8) e após a coleta, os ovos foram levados para a universidade em Campo Grande para pesquisa. “Caso a encubação resulte em filhotes e a pesquisadora não se interessar em ficar com os mesmos, eles serão soltos na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina em Brasilândia”, explicou o secretário da pasta Toniel Fernandes.
Veja reportagem.