Veículos de Comunicação

Secretaria define calendário escolar da Rede Municipal para 2025

O ano escolar será composto por 209 dias, sendo 200 destinados a dias letivos

Os dois cadastros vão até o dia 16 de fevereiro. | Foto: Divulgação
Os dois cadastros vão até o dia 16 de fevereiro. | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas publicou a Resolução Nº 001/SEMEC/2025, estabelecendo as diretrizes para o ano escolar e o ano letivo da Rede Municipal de Ensino (REME) em 2025. O documento, assinado pela secretária Ângela Brito, detalha o funcionamento das atividades educacionais no município.

Início das atividades

O ano escolar de 2025 terá início em 3 de fevereiro, abrangendo todas as atividades educacionais das unidades de ensino. Já o ano letivo, que envolve o processo de ensino-aprendizagem com os estudantes, começará em 12 de fevereiro.

O ano escolar será composto por 209 dias, sendo 200 destinados a dias letivos, três para estudos e planejamentos educacionais, quatro para a jornada pedagógica e dois para exames finais. Até 10% das atividades letivas poderão ser realizadas de forma assíncrona, complementando a aprendizagem dos estudantes.

Calendário

Calendário Escolar de 2025 inclui: Períodos de férias escolares; dias para conselho de classe no ensino fundamental e contexto de reflexão na educação infantil; reuniões de pais e mestres; formações continuadas para educadores; atividades de fortalecimento do vínculo entre família e escola; festividades e eventos institucionais.

Acompanhamento

A SEMEC também estabeleceu momentos de avaliação institucional e gestão escolar, buscando aprimorar a qualidade do ensino. A avaliação institucional ocorrerá em agosto, enquanto a avaliação anual da gestão será realizada em setembro.

Compensação

A resolução prevê atividades para compensar ausências, realizadas nos meses de junho e novembro. Alunos com distorção idade/série poderão passar por um processo de reclassificação, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação.

Cumprimento

As unidades de ensino deverão encaminhar seus calendários à SEMEC até 21 de fevereiro de 2025. Qualquer alteração precisará de aprovação formal e justificativa prévia.