O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Milton, visitou na manhã desta segunda-feira (11) as instalações da antiga Estação Ferroviária de Três Lagoas, no centro da cidade.
Segundo o secretário, o objetivo foi verificar a situação em que se encontra a área e traçar uma ideia para o local. “Há algum tempo a gente vem conversando com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) a respeito da área e, algumas vezes, venho aqui para visualizar e traçar o que pode ser feito e discutido com a sociedade”, comentou.
As áreas que pertenciam à antiga ferrovia – hoje de propriedade da União – ainda não foram repassadas ao município, mesmo com a mudança do ramal ferroviário, no final de 2014. Segundo André Milton, há um levantamento das edificações e da posição geográfica em que se encontra. “É um trabalho complexo, tem que ser feito um georreferenciamento de toda essa área, que tem um custo para o município”, destacou.
O secretário disse que vê essa área em que pertencia a ferrovia com uma grande oportunidade para o turismo. André Milton entende que, um grande projeto precisa ser realizado no local. “Não só com a recuperação do belíssimo patrimônio histórico, mas com a implantação de tudo o que será feito nesse trecho urbano”, frisou.
MPF
O Ministério Público Federal (MPF) de Três Lagoas apura o abandono em que se encontra o patrimônio que pertencia à ferrovia. O procurador da república, Davi Marcucci Pracucho, instaurou um inquérito para apurar o descaso em que se encontra essa área, em 2015.