A Polícia Civil do Estado estará nas ruas com todo o efetivo para garantir a folia segura da população sul-mato-grossense neste carnaval. De acordo com o delegado regional Vitor José Fernandes Lopes, da PC de Três Lagoas, todos os policiais civis trabalharão no período de festa com o objetivo de evitar um grande aumento na incidência de crimes durante os dias de carnaval.
“Neste período é comum que as pessoas se excedam na bebida, em decorrência disso há também aumento de ocorrências policiais”, salienta Lopes. O delegado explica que os casos mais comuns nos dias de folia são os de lesão corporal e acidentes provocados por motoristas alcoolizados.
“A força policial é aumentada nesta época do ano. Os policiais civis não tiram férias a partir da segunda quinzena deste mês. Assim podemos disponibilizar todo o nosso efetivo para a segurança da população neste carnaval”, reforça Vitor. Ele afirmou que o reforço maior será no plantão da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), que terá sempre um delegado à frente. Também a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) terá mais apoio de efetivo e equipamentos. Além disso, diligências serão realizadas em locais onde a concentração pública for maior.
Outro cuidado que a Polícia Civil toma nesta época, é quanto ao combate ao uso de entorpecentes. “Além do consumo de álcool, há também o uso de drogas ilícitas. Por isso estaremos com a atenção redobrada”, observa o delegado.
MAIS SEGURANÇA
A Polícia Militar deve também promover esquema especial de policiamento na cidade, visando coibir abusos, tráfico e consumo de drogas, brigas, enfim o aumento da violência no período.
Já a 2ª Companhia de Policia Militar Rodoviária estará realizando a partir das 8hs de amanhã (20) a Operação Carnaval 2009, na área da sede em Três Lagoas e nas bases operacionais de Paranaíba.
Os trabalhos serão desenvolvidos nas seguintes rodovias estaduais: Três Lagoas (MS-395) e Paranaíba (MS 240, 483 e 457). A operação será encerrada na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 25.