O pagamento do seguro-desemprego aos pescadores profissionais deverá estar “na conta” na segunda-feira (26). A informação partiu da diretoria da Colônia de Jupiá, que ontem (20) soube da notícia de que presidentes das entidades ligadas ao setor entraram em contato direto com a área que trata do seguro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTe) e tiveram a confirmação do pagamento.
Somente da Colônia de Jupiá são cerca de 400 pescadores que foram cadastrados pela Fundação do Trabalho do Estado (Funtrab) e que têm direito ao benefício. O seguro, no valor de R$ 415 será pago durante quatro meses. Desde novembro, quando já deveria estar recebendo o benefício, os profissionais da pesca de pelo menos três comunidades (Três Lagoas, Bonito e Porto Murtinho) ficaram de fora.
A burocracia estava emperrando o pagamento do seguro-desemprego, garantido pelo governo federal, aos pescadores. Conforme Milton Duarte, desesperados (porque não recebiam o benefício, nem podiam trabalhar por causa da piracema), os pescadores pensavam até em ir a Brasília protestar e buscar apoio político da bancada federal de MS. Mas, ao que parece, não foi necessário.
Três Lagoas