Os Jogos da Juventude de Três Lagoas (JOJUTS), que seria realizado durante todo do dia de hoje, foi cancelado devido às chuvas que impossibilitaram o estádio da Associação Desportiva Noroeste (ADEN) de receber a competição.
A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel) e será uma seletiva de atletismos para definir os atletas que representaram o município nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS 2015). De acordo com a Sejuvel, o torneio foi prorrogado para a próxima quarta-feira, dia 15, caso as chuvas cessem.
Participam da seletiva, estudantes de 15 a 17 anos, das escolas estaduais, municipais e particulares de Três Lagoas. As provas a serem disputadas no atletismo são modalidades de 100, 400 e 300 metros, arremesso de peso e dardo e salto a distância.
Segundo o técnico da equipe de atletismo de Três Lagoas, professor Reynaldo Abrão Camargo, com as chuvas, a pista fica mais lisa facilitando contusões dos atletas, por meio de quedas. “Quando está chovendo, a pista ideal para ser utilizada é a sintética, que ainda não temos em Três Lagoas e nem no Estado”.
Reynaldo esclareceu que o munícipio tem até o dia 28 para enviar as inscrições para Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com os nomes dos atletas que representaram a cidade. Então, até antes dessa data poderão ser realizadas as seletivas. “Caso as chuvas impossibilitem a realização da seletiva, vamos selecionar os atletas que já fazem parte da equipe, e enviar um ofício aos professores de todas as escolas para indicar alunos que se destacam nas modalidades”.
O atraso na escolha dos estudantes não irá prejudicar o desempenho da equipe três-lagoense nos Jojums, afirmou o técnico. “Vamos ter tempo para treinar a equipe, já que a competição será só em agosto. É melhor focarmos na segurança e integridades dos nossos atletas, e depois pensar no treinamento”.
A etapa de atletismo dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul – JOJUMS – 2015 será em Campo Grande, dos dias 15 a 17 de agosto.
O Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados do país que ainda não possui uma pista sintética. Há mais de 20 anos, na capital, no Parque Ayrton Senna começou a construção de uma pista sintética, porém até hoje a obra não foi concluída.