Veículos de Comunicação

Campanha

Semana Municipal é lançada com alerta sobre aumento de acidentes de trânsito

O tema deste ano é “Construindo a Paz no Trânsito”

A cidade registra, em média, cinco acidentes por dia - Reprodução / RCN 67
A cidade registra, em média, cinco acidentes por dia - Reprodução / RCN 67

Durante a abertura da sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta semana, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), José Aparecido de Moraes, utilizou a tribuna livre para lançar oficialmente a 19ª Semana Municipal de Trânsito, que neste ano tem como tema “Construindo a Paz no Trânsito”.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, que acompanharam a apresentação dos dados mais recentes sobre os desafios enfrentados no trânsito de Três Lagoas.

Moraes chamou a atenção para um dado preocupante: a cidade registra, em média, cinco acidentes por dia, e entre 2023 e 2024, houve um aumento de 34% no número de acidentes fatais. Segundo ele, além das ações do poder público, é fundamental que os condutores assumam um papel mais consciente.

“A consciência, a educação e o respeito dos condutores é essencial. Sem isso, não há lei e fiscalização que resolvam”, afirmou o diretor, destacando que engenharia de tráfego e fiscalização não bastam para reverter o atual cenário sem a colaboração da população.

Apesar disso, o diretor frisou que a administração municipal tem tomado medidas para promover maior segurança, como a implantação de redutores de velocidade em pontos estratégicos, instalação de novos semáforos, reforço na fiscalização e a execução de projetos de educação no trânsito.

A programação da Semana Municipal de Trânsito ocorre de 22 a 25 de abril, com ações educativas em diversos pontos da cidade. Moraes também adiantou que a campanha terá continuidade e será intensificada durante o Maio Amarelo, movimento nacional voltado à conscientização por um trânsito mais seguro.

Em sua fala, o diretor revelou ainda que a Prefeitura estuda ampliar o atendimento do Deptran para 24 horas por dia, inicialmente com o remanejamento da jornada dos 18 agentes atualmente em atividade, e posteriormente, por meio da realização de concurso público para reforçar o quadro de pessoal.